A água e a guerra, mas que história é essa?

Você já parou pra pensar sobre o fim da água potável no mundo? Isso mesmo! O fim no sentido dela não estar mais adequada para o consumo humano ou seres vivos. 


custom baseball jerseys

football jerseys
Nike Air Max 270 white
nike air max womens
Jerseys for Sale
nike air jordan sneakers
nike air jordan shoes
nike air jordan 1
best couples sex toys
adidas promo code
nike air max for sale
custom football jerseys
custom hockey uniforms
nike air max shoes
nike air jordan 4 retro
nike air max for sale

Existe muita água no mundo, mas apenas 2,5% desta é considerada água doce. Isso quer dizer que os outros 97% são de água marinha.

E onde que será encontramos essa água considerada “doce” no planeta? Simples! Em locais como rios, lagos, solo (lençóis freáticos), geleiras e estuários, mas não em oceanos!

Uma outra questão importante é que a água doce não é distribuída de maneira igual pelo planeta! Sendo assim, alguns países possuem mais água doce do que outros. 

Tempos atrás, o homem nem poderia imaginar que os recursos naturais presentes na Terra seriam finitos, ou seja, que eles poderiam um dia acabar. Contudo, com o passar dos anos se tornou cada vez mais evidente a destruição feita pelo homem , assim, foi possível deduzir que a água potável poderia estar mais próxima do fim do que imaginávamos.

Mas agora eu pergunto ao leitor, você sabia que o Brasil é o país com a maior porcentagem de água doce do mundo?! Isso pode soar como uma novidade para muitos, mas estima-se que 13,22% da água doce do mundo está no Brasil. Em segundo lugar temos a Rússia com 10,7%, seguido do Canadá 6,66%, Estados Unidos 6,58% e por último a China com 6,57%. Isso quer dizer que apenas 5 países possuem 43% de toda a água doce do mundo!

Mas se a água doce é distribuída de maneira desigual no mundo e atualmente tende a acabar, temos um grande problema pela frente como humanidade, que inclusive já ocorre só que em menor escala em locais como a região de Darfur no Sudão, onde conflitos relacionados à falta de água são recorrentes. 

Mas e a Ciência nisso?

Alguns especialistas ligados à área das Relações Internacionais já afirmam que o possível motivo de uma 3° Guerra Mundial seja desencadeado pela falta do recurso água potável! E que à medida que ela vai se esgotando, muitos produtos que utilizam-se água como eletrônicos, alimentos, medicamentos etc, sofreram aumento em seus preços (tais aumentos impostos por países exportadores destes produtos). Esses especialistas também dizem que é bem provável que uma movimentação de seres humanos aconteça, uma viagem sem volta de “salve-se quem puder”, para lugares que tenham água potável em maior escala. Manifestações em massa, nesse sentido, iriam prosperar pelo mundo que se encontraria em um momento de guerra por recursos essenciais sem os quais não se pode viver: comida e água.

Por outro lado, alguns especialistas dizem que o mundo atual não é capaz de se manter comercialmente estável com conflitos acontecendo e nem suportar o impacto ambiental de uma 3° guerra mundial! Então, por motivos de interdependência comercial, a paz se manteria. Em outras palavras uma 3° guerra mundial poderia acabar com uma boa relação entre os países além de devastar de vez com o meio ambiente.

Em um relatório do World Resources Institute em Washington, estima-se que 400 regiões no mundo já enfrentam a escassez hídrica severa, e embora no Brasil isso ainda não seja uma realidade tão evidente, não são todos os estados que mantêm uma condição ótima nos níveis da água! Com alguns locais já apresentando um nível médio para baixo em sua elevação.

Mas o que será que está por trás dos riscos de uma possível crise ou até mesmo guerra por água no mundo? 

Para Peter Gleick, uma má administração da gestão da água, por exemplo, em países mais pobres (como no Brasil com suas problemáticas no saneamento básico), teria relação. Além disso, o especialista do Pacific Institute ressalta os impactos das mudanças climáticas pelas atividades do homem serem excessivas para um planeta que não suporta mais tantas emissões de gases de efeito estufa e de lixo. Esses seriam alguns dos principais motivos para esse crescente risco de crise por falta de água no mundo.

E ainda tem a água invisível… Sim! Água invisível. Os seres humanos utilizam a água para diversos processos, tanto indústrias como no ramo da agricultura e pecuária. Essa água é chamada de água invisível, justamente pelo fato do seu produto final chegar à mesa do consumidor e muitas das vezes ele nem sequer imagina a quantidade de água que foi utilizada na produção de seu alimento. Segundo um relatório da Embrapa, a preparação de um bovino de corte de 250 Kg pode consumir por dia 22-27 litros de água. Isso quer dizer que além do gasto de água produzido em sua embalagem de plástico nas prateleiras do mercado, ainda existe o gasto de água de seu consumo para viver até ficar adulto. Então a pecuária está entre as atividades que mais consomem água no planeta ! 

Os impactos humanos dessa maneira, não são apenas humanos, afetando toda uma vida silvestre presente no planeta. Conforme a água vem se tornando um recurso disputado entre os humanos, animais também disputam por esta, e acabam sofrendo com a seca em seus ambientes naturais.

Seria possível o homem conviver em harmonia com todos os outros seres vivos? De forma que o seu consumo desenfreado não afetasse a qualidade de vida, os períodos de reprodução e, ainda por cima, a sobrevivência de outras espécies? 

Para isso nós Homo sapiens teremos de percorrer um longo caminho em busca do equilíbrio ambiental com outros seres. Contudo, o relógio da humanidade está girando de maneira muito acelerada! Até lá morremos de sede? Disputaremos por recursos? Iremos programar nossa extinção em massa? Iremos matar outras espécies já bastante ameaçadas? Qual seria o nosso destino uma vez que não lidamos com os nossos problemas solucionando-os?

Momento curiosidades:

Você sabia que a água já começou a ser vendida no mercado financeiro? Sim! Isso em Wall Street na cidade de Nova York. Até ontem poderíamos considerá-la um bem comum, patrimônio de todos, hoje diríamos que o futuro é incerto e duvidoso, abrindo caminhos cada vez mais claros para o questionamento: quem pagará o pacto pelo desmatamento, exploração de recursos e a má gestão ambiental do planeta e seus recursos?

De fato a gente não sabe! No entanto se pudéssemos estimar, a população mais afetada teria CEP e cor, tendo em vista o mundo desigual como já é hoje.

Vídeo emocionante mostra crianças africanas recebendo água limpa pela  primeira vez na vida.
Fonte: https://www.criatives.com.br/

Referências Bibliográficas: 

P. Uchoa. BBC World Service: Os países em que a água já é um recurso em falta. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-49243195. Acesso em: 17/08/2021. 

D.Fernandes. BBC World Service: Escassez de água pode gerar conflitos, dizem especialistas.  Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2012/03/120316_agua_escassez_df . Acesso em: 17/08/2021. 

PALHARES, J. C. P.. Embrapa: comunicado técnico, consumo de água na produção animal. São Carlos, SP Novembro, 2013. 

C. ALVARÉZ. O que significa a água começar a ser cotizada no mercado de futuros de Wall Street? Disponível em: https://brasil.elpais.com/economia/2020-12-09/o-que-significa-a-agua-comecar-a-ser-cotizada-no-mercado-de-futuros-de-wall-street.html. Acesso em: 17/08/2021. 

PENA, Rodolfo F. Alves. “Distribuição da água no mundo”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/distribuicao-agua-no-mundo.htm. Acesso em 17 de agosto de 2021.

Ghiovana Freire

Ghiovana é graduanda do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio do Janeiro (UFRJ) no instituto NUPEM. Atualmente é membro do Projeto de Extensão ProREC. Apaixonada por plantas, ela pretende focar sua carreira em pesquisas relacionados ao meio ambiente, fisiologia vegetal e divulgação científica no combate a Fake News.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *