Como passar pelo tempo?

Dentre as questões mais importantes que nos permeiam nos tempos difíceis em que estamos vivendo, nos questionamos se iremos sobreviver ao passar do tempo, ou em que circunstâncias estará o meio em que nos cerca caso sigamos com o nosso modelo de desenvolvimento às custas da exploração desordenada dos recursos naturais.

A ciência apresenta muitas respostas possíveis, mas todas as previsões são incertas, e neste contexto, nenhuma perspectiva de futuro é positiva a menos que passemos a nos mover em direção de um modelo mais sustentável de sociedade, buscando uma maneira mais equilibrada de nos relacionar intrinsecamente quanto espécie e com o meio que nos cerca.

Entretanto, “se iremos ou não sobreviver” não é um problema apenas da ciência, e sim de toda a sociedade, ou melhor, por ser um problema da ciência é um problema de toda a sociedade. Sendo assim, as sementes do mundo sustentável que devemos cultivar devem ser semeadas em todos os aspectos da comunidade e apropriados por toda a população, sem distinção.

Desta forma, os valores de uma sociedade sustentável devem ser incorporados à nossa cultura, pois é justamente para causar mudanças que as manifestações culturais existem. A arte, em qualquer de suas manifestações, seja ela a música, a pintura, ou no nosso caso, o teatro, existe apenas para nos mostrar a realidade sobre diferentes maneiras e nos ajudar a encontrar dentro de nós algo diferente para trazer ao mundo. É o real antes de acontecer. Talvez um plano paralelo entre a realidade e o pensamento com uma potência imensa de mudar o mundo porque muda as pessoas. É como já dizia Augusto Boal:

_O teatro é um ato político!

Neste sentido, trazemos aos leitores do “Mandá lá Ciência”, uma experiência muito produtiva entre o teatro e a sustentabilidade, proporcionada por adolescentes moradores dos bairros Lagomar e São José do Barreto, na cidade de Macaé (RJ). O espetáculo teatral “Como passar pelo tempo?” é uma obra de construção coletiva, que contém as reflexões dos adolescentes que compõe o grupo teatral “Bichos da Restinga” sobre o meio que os cerca e como podem continuam habitando o lugar em que vivem ao passar do tempo.

O grupo teatral “Bichos da Restinga”, se formou como um desdobramento do projeto de extensão VivenciAR Livre, no qual durante um período de 4 meses, foram proporcionados aos participantes diversas experiências que permitiram uma maior proximidade com o ecossistema de restinga, predominante nos bairros que os alunos residem, assim como discutir as questões ambientais globais e locais por meio do teatro. Como resultado, tivemos muita diversão, reflexões importantes e aprendizados para todos os lados.

Elenco:

Jennifer Edilane, Rafael da Silva, Eshilley Santana, Karol Quaresma, Karol Linhares, Eduarda Bomfim.

Amanda Vitório

Amanda da Silva Batista Vitório é bióloga formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e também atriz. É aluna de pós-graduação em Ciência Ambientais pela UFRJ e do curso de Artes Cênicas pela Escola Municipal de Artes de Macaé. Tem experiência na área de Limnologia. Atualmente trabalha com teatro como ferramenta de Educação Ambiental por meio da criação e direção de peças teatrais com temática socioambiental.

Um comentário em “Como passar pelo tempo?

  • 17 de setembro de 2020 em 11:18
    Permalink

    Que lindo! Adorei. Excelentes reflexões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *