Diálogos NUPEM – Marcelo Oliveira Rodrigues

Nesta edição do Diálogos NUPEM, recebemos o Professor Marcelo Oliveira Rodrigues. Veja a conversa na íntegra:

Marcelo Oliveira Rodrigues é professor de química inorgânica na Universidade de Brasília. Bolsista de produtividade em Pesquisa no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Desenvolve projetos de pesquisa com nanomateriais ou nano partículas. Tem duas patentes em materiais fotoluminescentes para aplicações em ciências forenses e bioimagem. Co-fundador da empresa spin-off denominada Krilltech Sustainable Solutions. Possui colaborações com vários grupos de pesquisa localizados em universidades brasileiras (USP, UNICAMP, UFRJ, UFS, UFPE, UCB-Brasília) e EMBRAPA (Hortaliças, Cenargem e Agroenergia).

Possui ainda colaborações com instituições estrangeiras do Reino Unido, Portugal e EUA). Sua pesquisa tem caráter multidisciplinar atuando em áreas como nanomedicina e farmácia (nanoformulação leishmanioses institucionais), biologia (nanoprobes para bioimagem), energia (materiais persistentes luminescentes para aplicações em células solares) ciência forense (resíduos de tiros luminescentes) e agricultura (reforço da fotossíntese e nanobioestimulantes para culturas e microalgas). Possui trabalho reconhecido nacional e internacionalmente.

Fernanda de Carvalho

Fernanda de Carvalho é Engenheira Florestal formada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Mestre em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Continuou seus estudos na Technische Universität München, Alemanha, onde cursou disciplinas do Mestrado em Manejo de Recursos Sustentáveis com ênfase em Silvicultura e Manejo da Vida Selvagem. Dedicou parte da sua carreira a projetos de Educação Ambiental e pesquisas relacionadas à Celulose e Papel. Trabalhou com Restauração Florestal e Formação Ambiental no Meio Ambiente Florestal da Suzano S/A e como Consultora de Comunicação da Ocyan S/A. É conhecida no setor florestal pelos artigos publicados no blog Mata Nativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *