Dia Mundial dos Oceanos: o Mar invadiu o NUPEM

A comemoração do Dia Mundial dos Oceanos (World Oceans Day) ocorre no dia 8 de junho e foi criada durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (também conhecida como Eco-92, Rio-92 ou Cúpula da Terra), sediada no Rio de Janeiro em 1992.

Para celebrar esta data, o NUPEM organiza desde 2016 um evento chamado Dia Mundial dos Oceanos: O Mar invadiu o NUPEM, com o intuito de chamar a atenção para a conservação dos organismos marinhos e os impactos causados pelo homem nos diferentes ecossistemas marinhos.

Durante o evento, são realizadas diversas atividades educacionais apresentando a nossa rica biodiversidade marinha local, apontando os principais impactos que temos causado às espécies e ecossistemas, com o intuito de ressaltar a importância da sua conservação. Alunos, professores, técnicos e a sociedade em geral participam das oficinas, exposições, atividades interativas e vídeos disponibilizados especialmente para a ocasião.

Em 2020, em razão da pandemia, o evento aconteceu de forma digital, com a divulgação de vídeos produzidos por alunos e professores, que estão disponíveis no Youtube e tratam de diversos assuntos relacionados aos oceanos.

Esta é uma ótima oportunidade de ficar por dentro do que o NUPEM tem produzido durante a pandemia. Acesse o canal Dia Mundial dos Oceanos / NUPEM e confira!

Assista também a esta entrevista com o coordenador do evento, professor doutor Luciano Gomes Fischer, que fala um pouco mais sobre a importâncias da conservação dos oceanos e explica o projeto.

Também participam da organização do evento, a professora Patrícia Mancini e a técnica Bruna Paglini, além de vários outros professores.

O evento recebeu apoio dos Projetos Costões Rochosos e Multipesca, financiados através de uma medida compensatória estabelecida pelo Termo de Ajustamento de Conduta de responsabilidade da empresa Petrorio, conduzido pelo Ministério Público Federal – MPF/RJ, com implementação do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – Funbio.

Fernanda de Carvalho

Fernanda de Carvalho é Engenheira Florestal formada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Mestre em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Continuou seus estudos na Technische Universität München, Alemanha, onde cursou disciplinas do Mestrado em Manejo de Recursos Sustentáveis com ênfase em Silvicultura e Manejo da Vida Selvagem. Dedicou parte da sua carreira a projetos de Educação Ambiental e pesquisas relacionadas à Celulose e Papel. Trabalhou com Restauração Florestal e Formação Ambiental no Meio Ambiente Florestal da Suzano S/A e como Consultora de Comunicação da Ocyan S/A. É conhecida no setor florestal pelos artigos publicados no blog Mata Nativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *